Quais são os tipos de pagamento por aproximação?
Existem diferentes formas de pagar por aproximação, como você já percebeu. Mas antes de seguirmos adiante, que tal entender um pouco melhor sobre cada uma delas e como usar NFC para pagamento? Veja só!
Cartão físico
Geralmente é o cartão de débito, crédito ou de benefício com o recurso de aproximação. O cartão já vem com o recurso incluso e um desenho sinalizando a função de aproximação. Se o cartão não tiver esse ícone identificador, é porque ele não dispõe dessa facilidade.
No caso do cartão NFC, o cliente pode ativar ou desativar a função de aproximação diretamente no aplicativo do banco ou operadora. Se ele optar por manter ativo, basta encostar ou mover o cartão para perto da maquininha, que ele já reconhece o pagamento, sem digitar a senha.
Smartphone
Se o cliente costuma esquecer o cartão em casa e sempre precisa voltar para buscar, aqui vai uma boa notícia: ele também pode pagar aproximando o celular. Essa dica, provavelmente, vai ajudar muita gente, não é mesmo?
E como pagar com o celular? Para isso, é preciso conferir se o modelo do celular conta com a função NFC. Depois, o usuário terá que cadastrar o seu cartão de crédito em uma carteira digital. Só aí é que ele poderá usar o smartphone para pagar as compras, o que pode ser muito útil para quem sai apenas com o celular.
Smartwatch
Os relógios inteligentes ou smartwatches, que fazem a contagem dos passos, medem a pressão sanguínea e mostram as mensagens do celular, também podem ser usados para pagamento por aproximação.
A lógica é mais ou menos a mesma do smartphone. Antes de usar o recurso, o cliente precisa cadastrar um cartão de crédito ou colocar saldo em uma carteira digital, geralmente, atrelada ao aplicativo do dispositivo. Depois de autorizar as transações, é só começar a usar.