Duas mulheres utilizam pagamento por aproximação para pagar a conta do restaurante

A tecnologia e o futuro do Varejo: como a inovação está transformando a experiência de compra

26 Maio 2025

Pluxee traz os principais pontos que terão influência da tecnologia no varejo do futuro e como aproveitá-los

À medida que a tecnologia avança, o varejo se transforma. Em uma reflexão sobre o mercado, a Pluxee explora como as inovações estão remodelando a experiência de compra e delineando o futuro do setor.

“A transformação digital tem redefinido a maneira como o varejo opera, criando oportunidades para atrair e engajar clientes de maneiras inovadoras. Entendemos que a linha entre o comércio físico e digital está cada vez mais tênue. A tecnologia não só está mudando a maneira como os consumidores compram, mas também como os varejistas operam, desde a gestão de estoque até a experiência na loja. E essas tecnologias emergentes estão impulsionando essa mudança, tornando-se indispensáveis para os varejistas que desejam se manter competitivos” afirma, Antonio Alberto Aguiar (Tombé), Diretor de Estabelecimentos da Pluxee. 

A Pluxee apresenta esses como os principais pontos de atenção para os varejistas no futuro: 

  • Realidade aumentada (RA): permite que os clientes interajam virtualmente com produtos antes de comprá-los, enriquecendo a experiência e a avaliação, minimizando a chance de erros na hora da compra. Lojas inteligentes: a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT) está criando um novo método de lojas físicas, que oferecem uma experiência de compra personalizada e interativa a cada cliente. 
  • Omnicanalidade: a tecnologia está facilitando a fusão dos canais online e offline, proporcionando uma experiência de compra integrada e sem atrito para os consumidores. Permitindo aos clientes o trânsito entre as lojas físicas, sites e aplicativos móveis, com cada canal reconhecendo suas preferências e histórico de compras. 
  • Logística avançada: a IA e a robótica usadas em conjunto otimizam a logística e as operações de varejo, facilitando os processos de armazenamento e tornando as entregas mais rápidas e eficientes. 
  • Pagamentos simplificados e inteligentes: novas tecnologias de pagamento chegaram e deixaram as transações mais rápidas, seguras e convenientes, eliminando a necessidade do já pouco utilizado dinheiro físico e até de cartões de crédito. Um bom exemplo é o pagamento por aproximação ou também conhecido como NFC (Near Field Communication). 
  • Sistemas altamente integrados: com o surgimento de novos sistemas de gestão, a conexão entre todas as áreas do negócio ficou mais tangível e fácil proporcionando uma gestão mais eficiente e automatizada. 

“A Pluxee entende que por mais complicado que possa ser, a adaptação à tecnologia é de extrema importância para o sucesso no varejo moderno. Os varejistas que abraçarem a inovação e se prepararem para um futuro em que a tecnologia será ainda mais integral à experiência de compra estarão um passo à frente. Na NRF Retail Big Show de 2024, o assunto em alta foi o uso da Inteligência Artificial no varejo, que no primeiro contato causa estranheza e até um certo receio na implementação, mas ao longo do tempo vai ser perceptível que as novas tecnologias chegaram para ajudar e complementar o setor”, completou o executivo.