estagiária sorrindo enquanto segura documentos.

Dia do Estagiário: saiba como prestigiá-los

21 Julho 2025

Valorizar estagiários é investir no futuro da empresa desde o primeiro passo! Saiba como criar experiências positivas e estratégicas para esses talentos em formação.

O Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, é uma excelente oportunidade para as empresas reconhecerem a importância desses profissionais em formação e, ao mesmo tempo, refletirem sobre o papel estratégico do estágio no desenvolvimento de talentos. 

Por mais que muitas vezes os estagiários sejam vistos apenas como um apoio ou uma força de trabalho temporária, eles representam o início de trajetórias profissionais promissoras e, se bem acolhidos e orientados, podem se transformar em colaboradores de alto potencial para a organização e para o mercado.

Para empresas que priorizam um investimento em talentos inteligente e estratégico, o programa de estágio é uma porta de entrada eficaz para formar profissionais alinhados à cultura da empresa, com mais agilidade e menor custo. 

Para isso, é preciso ir além do básico, e a Pluxee vem falar um pouco mais sobre o Dia do Estagiário, te dar algumas dicas de como valorizar esses talentos desde o início da jornada, mostrar quais são os direitos do estagiário e os diferenciais do regime de estágio e como implementar ações simples, mas efetivas, de valorização de colaboradores.

O papel estratégico do estagiário no ciclo de talentos

Incluir os estagiários na sua estratégia de gestão de pessoas vai muito além de preencher lacunas operacionais: é também investir na formação de futuros profissionais que podem crescer com o negócio. Estudantes que passam por um estágio bem estruturado tendem a desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e organizacionais mais rapidamente, ganhando segurança para atuar e tomar decisões alinhadas aos objetivos da empresa e também da própria carreira.

Além disso, quando bem acompanhados, esses profissionais trazem uma visão fresca sobre os processos, são mais abertos a mudanças e contribuem para um ambiente de inovação. Isso é especialmente relevante para PMEs, onde cada contratação precisa ser certeira, o que faz do estágio um ótimo “campo de testes” para avaliar aderência de perfil, valores e desempenho.

Estágio não é emprego CLT — e isso faz toda a diferença

Do ponto de vista jurídico, o estágio é regido por uma legislação específica — a Lei n.º 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio — e não pelas regras da CLT. Isso significa que há diferenças importantes nas relações de trabalho, tanto para os direitos e deveres do estagiário quanto para as obrigações da empresa contratante.

Alguns dos principais pontos de atenção incluem:

  • Carga horária reduzida: o estágio deve ter jornada máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais, respeitando o tempo necessário para o estudante frequentar as aulas;
  • Duração limitada: a duração do estágio, na mesma empresa, é de no máximo dois anos, exceto para pessoas com deficiência;
  • Remuneração e benefícios: a bolsa-auxílio é obrigatória apenas nos estágios não obrigatórios. Auxílio-transporte também deve ser fornecido. Já benefícios como vale-refeição, plano de saúde ou cartão multibenefícios não são obrigatórios por lei, mas vêm sendo adotados por muitas empresas como forma de valorização e atração de talentos;
  • Férias: Após um ano de contrato, o estagiário tem direito a 30 dias de recesso remunerado, preferencialmente durante as férias escolares.

É fundamental que o RH compreenda essas especificidades e as incorpore corretamente na rotina de admissão, de acompanhamento e de encerramento do estágio. O não cumprimento das regras pode descaracterizar o contrato e gerar passivos trabalhistas, além de prejudicar a imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Como valorizar estagiários de forma estratégica

Mesmo com diferentes obrigações legais, o estágio não deve ser visto como uma relação informal ou menos importante! 

A valorização dos estagiários passa por ações que integram formação, reconhecimento, propósito e acolhimento. Confira a seguir algumas boas práticas que podem ser adotadas de forma simples e eficaz:

Ofereça acompanhamento estruturado

Todo estagiário deve ter um supervisor responsável, que acompanhe seu desenvolvimento técnico e comportamental. Mais do que delegar tarefas, o supervisor precisa atuar como mentor, explicando o contexto dos projetos, dando feedbacks constantes e promovendo uma aprendizagem prática.

Ter um plano de desenvolvimento ou uma trilha de competências também ajuda a dar direção ao estágio e mostra que a empresa leva a experiência a sério.

Reconheça publicamente o valor do estagiário

O Dia do Estagiário é o momento ideal para promover ações de reconhecimento e reforçar a importância desses profissionais: publicações internas comemorando a data com uma mensagem especial, agradecimentos em reuniões, brindes simbólicos, um vale-presente extra ou até um momento de celebração com a equipe são gestos simples que ajudam a aumentar o senso de pertencimento.

Além disso, ao longo do estágio, reconhecer entregas bem-feitas, elogiar a evolução e dar visibilidade aos projetos no qual o estagiário participou são atitudes que estimulam o engajamento.

Inclua benefícios que fazem sentido para essa fase de vida

Estagiários, em geral, estão iniciando sua autonomia financeira e ainda conciliam a rotina de estudos com o trabalho. Por isso, benefícios não obrigatórios como vale-alimentação, vale-refeição, ou ambos, em um cartão multibenefícios, e programas de bem-estar (como apoio psicológico ou auxílio-educação) são bastante valorizados.

Soluções flexíveis, como os cartões Pluxee, permitem oferecer vantagens personalizadas e com controle de custos, o que se encaixa bem na realidade de empresas que querem manter a competitividade, mas sem extrapolar o orçamento.

OFEREÇA BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS PARA SEUS ESTAGIÁRIOS

Dê espaço para ideias e iniciativas

Estagiários tendem a ter uma visão menos “viciada” dos processos e podem contribuir com insights valiosos. Criar momentos em que eles possam apresentar sugestões, participar de reuniões e opinar sobre soluções promove a autoconfiança e o senso de pertencimento.

Aliás, muitos profissionais iniciam uma trajetória de sucesso justamente com ideias inovadoras que são notadas e valorizadas ainda nessa fase.

Mantenha portas abertas para efetivação

Sempre que possível, sinalize aos estagiários que há chance de continuidade após o fim do contrato. Isso ajuda a manter o foco e o comprometimento durante o estágio, além de reduzir custos com novas contratações.

Mesmo que não seja possível efetivar naquele momento, uma boa experiência de estágio pode transformar esse jovem em um “embaixador” da empresa no futuro, indicando-a como um bom lugar para trabalhar e fortalecendo a marca empregadora, além de contribuir para as chances de retorno em um futuro próximo.

Estagiários e a construção de uma cultura organizacional saudável

O modo como uma empresa lida com seus estagiários diz muito sobre sua cultura interna. Valorizar quem está começando mostra que a organização se importa com o futuro, com o aprendizado e com o desenvolvimento humano — pilares que também são cada vez mais valorizados por clientes, parceiros e investidores.

Num cenário onde propósito e experiência contam tanto quanto salário, criar um ambiente positivo desde o primeiro contato é uma maneira eficaz de construir vínculos duradouros e formar talentos com base sólida.

Estágio: como cuidar de quem está começando

O Dia do Estagiário é mais do que uma data comemorativa: é um convite à reflexão sobre o papel das empresas na formação de novos profissionais. E para a gestão de pessoas, essa é uma oportunidade estratégica de fortalecer a cultura da empresa, desenvolver talentos internamente e melhorar a marca empregadora com ações acessíveis e humanas.

Valorizar o estagiário não exige grandes investimentos, e sim intenção, planejamento e atenção. Com iniciativas bem pensadas e apoio de ferramentas de gestão de benefícios como os cartões da Pluxee, é possível criar experiências transformadoras que vão além do período do estágio, e que ajudam a construir empresas melhores para todos.

Vem pra Pluxee!

Benefícios para estagiários? É com a Pluxee!

Preencha o formulário para entrar em contato com a Pluxee e conhecer um universo de benefícios para seu time!