
Milho, amendoim e equilíbrio: comidas juninas que fazem bem
27 Junho 2025
O ideal é aproveitar o que você gosta sem culpa. Vem com a gente entender como curtir esse momento tão especial do ano
Festa junina: e aí, será que existem alimentos saudáveis nessa comemoração tão especial? A resposta é um grande sim! Diversos pratos típicos são bastante nutritivos, além de deliciosos.
Nós, claro, fizemos uma lista de quitutes que brilham na mesa - e no quesito saúde. Vem entender quais são e aproveite! E lembre-se: coma sem culpa, curta o sabor dos pratos e valorize cada ingrediente.
Nosso corpo precisa de nutrientes (e eles estão presentes naquilo que comemos). Por isso, é essencial ter uma relação saudável com a comida. Bora lá curtir, então? Vem com a gente!

Nós acreditamos muito nisso! Não à toa, estruturamos o Programa Viver Bem - Nutrição em Foco, que busca disseminar essa mensagem junto a consumidores e parceiros. Aqui no blog, por exemplo, temos diversos conteúdos sobre saúde e nutrição. Aproveite!
8 comidas típicas juninas que fazem bem
Trazemos uma lista de pratos que fazem sucesso nas festas juninas - e que são ricos em vitaminas.
Pamonha: energia para aproveitar a festa
Um dos quitutes mais tradicionais das festas juninas, a pamonha pode ser doce ou salgada. É rica em carboidratos complexos, contém fibras (excelentes para o bom funcionamento do intestino) e vitaminas do complexo B, que contribuem para dar mais disposição. Um ponto de atenção aqui é o excesso de açúcar. Há versões muito doces, por exemplo. Dê preferência àqueles que evidenciam o sabor do milho.
Vitaminas da pamonha:
- B1: contribui para o metabolismo da energia;
- B3: importante para o sistema nervoso;
- B6: estimula a formação de neurotransmissores;
- A: ótima para a saúde da pele e dos olhos.
Curau: fonte de vitaminas
Feito com milho, leite e açúcar, o curau é uma ótima fonte de vitamina A. Garante energia para aproveitar a festa, sendo uma opção saudável principalmente se for feito com pouco açúcar. Há versões também para veganos - o leite utilizado é o vegetal.
Vitaminas do curau:
- A: fortalece a pele, a visão e o sistema imunológico;
- B1: ajuda no metabolismo da energia;
- B9: favorece a renovação celular.
Pipoca: rica em fibras
Estrela da festa junina saudável, a pipoca faz bem para o organismo. É rica em fibras e contribui para o controle do colesterol. Uma dica aqui é evitar carregar no sal ou no uso de manteigas, que podem deixá-la gordurosa. Que tal usar um fio de azeite? É uma boa pedida!
Vitaminas da pipoca:
- E: é antioxidante - atua protegendo as células;
- B1: ajuda no metabolismo da energia;
- B3: importante para o sistema nervoso.
Batata-doce: mais energia com saúde
É uma fonte de energia excelente. E o melhor: com baixo índice glicêmico. É gostoso comer batata doce cozida ou, se possível, assada na brasa. Ela é tão diva, que não precisa nem de tempero. Seu gosto natural representa! Além disso, é rica em fibras e vitaminas A e C.
Vitaminas da batata-doce:
- A: aliada da pele e da visão;
- C: fortalece o sistema imunológico;
- B6: melhora a função cerebral e a produção de energia.
Canjica: reconfortante e nutritiva
É feita com grãos de milho branco e leite. Bem quentinha, é uma delícia, principalmente nos dias com baixas temperaturas. É fonte de cálcio e fósforo, sendo uma boa aliada na saúde dos ossos. Dê preferência a receitas com menos açúcar e com leite desnatado.
Vitaminas da canjica:
- B1: auxilia na digestão dos carboidratos;
- B2: estimula a produção de energia;
- D: essencial para a saúde dos ossos;
- A: fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce.
Amendoim: fonte de gordura boa
Aquele saquinho com amendoim torrado é irresistível! Nós amamos. Mas agora a melhor notícia: o alimento é rico em gorduras insaturadas, que favorecem a saúde do coração. Também é fonte de proteínas, magnésio e antioxidantes. Ou seja, tudo pra gente!
Vitaminas do amendoim:
- E: antioxidante que protege o coração;
- B3: dá mais disposição e reforça o sistema nervoso;
- B7: melhora a saúde da pele e do cabelo;
- B1: contribui para metabolizar a glicose.
Pinhão: fonte de energia e minerais
Comer pinhão: gostoso demais! O alimento ainda contribui para dar mais energia. Ou seja, uma ótima opção para a festa da firma. Também conta com carboidratos, ferro e zinco. O alimento favorece a sensação de saciedade e ajuda a regular o intestino. É tão bom que nem precisa de muito sal ou tempero. Seu sabor natural brilha sempre.
Vitaminas do pinhão:
- C: fortalece a imunidade;
- E: protege contra o envelhecimento precoce;
- Complexo B: produzem mais energia e reforçam a saúde do cérebro.
Milho cozido: o símbolo da festa
O que temos para falar dessa estrela da festa junina? Só coisa boa! É rico em fibras, vitaminas B1 e B9 (ácido fólico), além de antioxidantes como a luteína, que fazem bem à visão. Quer mais? Temos: o alimento contribui para o controle da glicemia e ajuda a regular o intestino. É utilizado como base para várias receitas, mas ele assim, cozido, com um pouco de manteiga, é por si só uma maravilha!
Vitaminas do milho:
- B1: contribui para a digestão;
- B9: favorece a formação celular;
- A: é fundamental para a saúde dos olhos, além de fortalecer a imunidade

Resumindo, olha só que combo de energia e saúde você pode ter nas festas juninas. Aproveite!
Concluindo
A festa junina tem opções de pratos e ingredientes ricos em vitaminas e nutrientes. Dê preferência aos feitos em casa, sem ser industrializados. Assim, além de mais saúde, você contribui para resgatar aquele espírito junino de antigamente, com danças típicas e receitas de família.
E, para fazer as compras para a festa, não esqueça de usar o seu Pluxee Multibeneficios, nosso cartão multibenefícios. São mais de 750 mil estabelecimentos pertencentes à nossa credenciada, o que te dá liberdade para escolher os melhores ingredientes.
Ainda não tem Pluxee? Peça para o seu RH e venha descobrir o nosso mundo de oportunidades.
Boa festa!