Problemas no trabalho? Veja como lidar!

Colegas de trabalho conversam para resolver um problema com uma tarefa

Saiba de quais formas você pode demonstrar uma insatisfação ou inquietamento sem gerar desconforto

Trabalhar é trocar diariamente. Com seus colegas, parceiros, fornecedores e com a gestão, entre outras tantas possibilidades. E, nesse processo, nem sempre tudo sai como esperado. Aí, é comum aparecer alguma insatisfação, inquietamento e/ou identificação de oportunidades de melhoria. 

Quando isso acontece, o melhor é expor os seus pensamentos. Mas como fazer isso sem gerar problemas e/ou desconforto? É o que te mostramos neste artigo. Fique conosco para ver:

  • Compliance trabalhista: como abordar um problema?
  • 9 dicas de ouro para conversar com liderança e RH

Compliance trabalhista: como abordar um problema?

Mesmo quando amamos o que fazemos, é comum lidarmos com insatisfações. Afinal, somos pessoas, com sentimentos, anseios e vontades. Para se ter uma ideia, uma pesquisa que fizemos com a plataforma The Happiness Index mostrou que os profissionais brasileiros são menos felizes em seus trabalhos do que a média global. Os principais motivos? A falta de reconhecimento profissional e de escuta ativa.

Ou seja, há muitas insatisfações por aí. E precisamos colocá-las para fora, seja para a liderança ou para o RH. Isso porque elas podem se transformar em melhorias, tanto individuais quanto coletivas. Sabemos que manifestá-las nem sempre pode ser fácil. Há muitas coisas envolvidas. Mas há sempre um caminho. Te mostramos aqui como você pode percorrê-lo.

9 dicas de ouro para conversar com liderança e RH

1 - Identifique o motivo da sua insatisfação ou problema

É preciso refletir sobre o que vem acontecendo para identificar corretamente o que tem provocado esse inquietamento. Esse é o princípio de tudo. Ter essa clareza é o que fará a diferença nos próximos passos.

2 - Deixe tudo bem claro na sua mente

Depois de identificar o problema, você precisa refletir sobre ele. Fale em voz alta, em casa, para testar se tem total entendimento e consegue comunicar o que está sentindo. Depois, pergunte opiniões a familiares e amigos. São bons exercícios para conseguir expor as suas percepções da melhor maneira.

3 - Entenda com quem você pode falar

Agora, chegou o momento de se preparar para comunicar. Recomendamos que você procure a pessoa certa. Ou seja, verifique quem pode receber essas dores com a empatia que você precisa. Seja a liderança ou o RH, o importante é sentir que existe segurança psicológica.

4 - Anote os principais pontos

Você pode ter total clareza do que deseja comunicar, mas sabemos que na hora de falar sempre dá um nervoso. Então, um bom caminho é anotar aqueles tópicos que não podem ser esquecidos. Leve essa “cola” e consulte se for necessário. E está tudo bem! Ninguém vai te julgar por isso.

5 - Fale com total transparência

comunicação no trabalho fará toda a diferença. Você deve expor os principais pontos da sua insatisfação e, sobretudo, deixar bem claro que isso vem impactando o seu trabalho. Respire fundo, tente manter a calma e pense que você só está querendo melhorar as coisas. Nunca vá para a conversa com agressividade. A ideia aqui é expor, ouvir e trocar.

6 - Apresente todos os motivos

Não adianta apenas falar sobre o problema no trabalho. O mais importante aqui é apontar as causas. Lembra que você identificou tudo isso lá no início? É hora de expor as suas conclusões.

7 - Proponha soluções

Vá além de apresentar a sua dor. Você pode propor caminhos para resolver. Com certeza, é uma maneira de mostrar que o seu objetivo é resolver um problema e trabalhar com a disposição que costuma ter. Esse tipo de atitude dará um peso ainda maior para a sua conversa.

8 - Saiba escutar

Lembre-se de que o papo é uma troca. Provavelmente, a pessoa que está te ouvindo vai querer expor a visão dela. Então, ouça tudo com atenção. Pode sair uma boa resolução dali.

9 - Comunique a falta de abertura, se houver

Se você não encontrar abertura com a liderança ou o RH, por exemplo, não guarde para você. Verifique se a empresa tem algum canal que possa receber essa reclamação e/ou insatisfação. Se forem casos graves, como episódios de assédio, não tenha medo. Lembre-se: denuncie sempre.

Concluindo

Comunicar uma insatisfação ou problema é fundamental para melhorar o clima e a sua vontade de trabalhar. Também tem sido uma forma eficiente de melhorar ainda mais as suas entregas no trabalho.

Em contrapartida, guardar para você pode ser muito perigoso. Essa inquietação é capaz de aumentar muito a cada dia, a ponto de te levar a sair do emprego ou, em muitos casos, abalar a sua saúde mental.

Por isso, não se esqueça: uma conversa franca e clara é sempre o melhor caminho. Siga em frente!