Perguntas frequentes (FAQ)
O que é o Trilho Voucher?
O Trilho Voucher é o novo sistema de pagamento para benefícios como Vale Alimentação (VA) e Vale Refeição (VR), conforme normativa n° 33 da Abecs. Ele substitui o uso da função “crédito” pela função “voucher” nas maquininhas.
Por que essa mudança foi feita?
Essa mudança atende a uma exigência legal que busca:
- Maior segurança nas transações
- Transparência no uso dos benefícios
- Rastreabilidade conforme o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
O que muda nas maquininhas de pagamento?
A partir de agora, a opção “voucher” aparece como uma terceira forma de pagamento, ao lado de “débito” e “crédito”. Essa é a opção correta para utilizar os saldos de Vale Alimentação (VA) ou Vale Refeição (VR).
O que muda na prática para o usuário?
Na hora de pagar com o cartão Pluxee Multibenefícios Elo:
- Escolha a função “Voucher” na maquininha para pagamento para Alimentação ou Refeição.
- Se escolher “Crédito”, o valor será debitado do saldo das outras carteiras (se houver).Se não houver saldo em outras carteiras, a compra será recusada — mesmo que haja saldo de Vale Alimentação (VA) ou Vale Refeição (VR) disponível.
O saldo no app Pluxee Brasil vai mudar?
Não. O saldo continua separado por categoria (VA, VR, etc.), como sempre foi. A mudança é apenas na forma de pagamento.
Quando essa mudança entrou em vigor?
Em 03 de novembro de 2025.
Essa mudança vale para todos os cartões Pluxee?
Não. Ela é válida exclusivamente para o cartão Pluxee Multibenefícios com bandeira Elo.
Como saber se estou usando o caminho certo?
Na hora da compra:
- Se for Vale Alimentação (VA) ou Vale Refeição (VR), confirme com o estabelecimento que está selecionando “Voucher” na maquininha.
- Em caso de dúvida, consulte o app Pluxee ou entre em contato com a Central de Atendimento.
O que acontece se eu tentar pagar com “Crédito”?
- O valor será debitado do saldo das outras carteiras (se houver).
- Se não houver saldo nessas carteiras, a compra será recusada.
Preciso atualizar meu app ou cartão?
Não. O app Pluxee Brasil e o cartão continuam os mesmos. Apenas o modo de pagamento para as carteiras de Alimentação e Refeição mudaram.
A rede de aceitação da Elo irá mudar por causa da trilha do Voucher?
Não. A rede total é de mais de 11 milhões de estabelecimentos ativos, dependendo do tipo de benefício que você recebe.
Onde consigo mais detalhes desse procedimento com a ELO?
No site da Elo temos explicação da nova funcionalidade Voucher, com informações completas sobre o seu funcionamento e benefícios. Conforme links abaixo:
Qual o valor diário do vale-alimentação?
O vale-alimentação é um benefício direcionado para a compra de gêneros alimentícios em supermercados e lojas similares. Geralmente, o empregador faz a carga de créditos mensalmente para que o trabalhador possa escolher o melhor momento de fazer suas compras durante aquele mês. Não há uma relação com valor diário.
O valor que é creditado no seu cartão vale-alimentação é uma decisão da empresa em que você trabalha. No entanto, muitos empregadores utilizam os valores médios da cesta básica do Dieese para calcular o valor mensal do benefício alimentação para cada trabalhador.
Já o vale-refeição é usado para a compra de refeições prontas durante a jornada de trabalho. Seu valor é calculado por dia, para que o colaborador possa consumir uma refeição nutritiva e manter sua motivação e saúde.
Saiba mais sobre a diferença entre o vale-alimentação e o vale-refeição.
Qual o valor do vale-refeição?
As leis trabalhistas não determinam um valor mínimo para o crédito do vale-refeição.
A decisão sobre quanto você vai receber por mês no vale refeição é da empresa em que você trabalha.
Para manter o poder de compra e uma boa experiência de trabalho, muitos empregadores consultam o Preço Médio da Refeição em sua região, para equiparar o valor do benefício ao que é cobrado para comer fora de casa nas redondezas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu RH para conhecer a política de benefícios da sua empresa.
Quais são os documentos necessários para credenciar meu estabelecimento na rede Pluxee?
Para os produtos Pluxee Alimentação (vale-alimentação), Pluxee Refeição (vale-refeição), Pluxee Cultura (vale cultura), Pluxee Gift (vale-presente) e Pluxee Combustível (cartão combustível):
- Número do CNPJ;
- Número do Banco, Agência e Conta Corrente (os dados bancários deverão ser do CNPJ cadastrado);
- Número do CPF do responsável legal que consta no seu Contrato Social;
- Que maquininhas utiliza e, quando necessário, o Código de afiliação exigido por algumas.
Tudo pronto? Então faça seu credenciamento na rede Pluxee.
Como eu posso fazer a antecipação de recebíveis com a Pluxee? O que eu devo fazer para antecipar o pagamento do meu reembolso?
A antecipação de reembolso pode ser solicitada em qualquer dia útil, dentro ou fora da data contratual. As solicitações efetuadas até às 13h são creditadas no mesmo dia. Após esse horário, o valor será depositado no próximo dia útil.
O valor mínimo para antecipação do reembolso é de R$ 10,00.
As solicitações podem ser feitas 24 horas pelo App, Portal de Estabelecimentos ou pelo Whatsapp (11 2662-0580).
Se preferir, ligue para a Central de Atendimento: 3003-5083 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728-5083 (demais localidades) – Dias úteis, das 8h às 18h.
Como eu devo sinalizar o meu Estabelecimento?
A Pluxee disponibiliza adesivos criados para que você possa chamar a atenção dos clientes. Utilize-os em pontos estratégicos do seu estabelecimento como a entrada, o caixa e em locais de maior circulação ou onde os clientes passam mais tempo.
Veja algumas dicas que vão ajudar na decisão de compra e, de acordo com pesquisas, estimular que seus clientes consumam mais:
- Locais de grande circulação de pessoas são ideais para exibir seus adesivos.
- Colar adesivos bem próximos da porta de entrada do estabelecimento ajudam o cliente a identificar se ele pode pagar com Pluxee ou não.
- Fixar adesivos também nos caixas do seu estabelecimento.
- Para garantir que os adesivos sejam vistos, é importante que a sinalização seja reforçada em outros locais, além dos pontos de grande fluxo de consumidores.
Clique no link para assistir ao vídeo com todas as instruções para sinalizar seu estabelecimento corretamente.
Posso aceitar Pluxee em mais de uma maquininha do meu estabelecimento?
Sim! Você pode aceitar Pluxee em quantas maquininhas desejar. Lembre-se de solicitar a habilitação individualmente para cada uma delas.
Para fazer isso, você precisaseguir as instruções de configuração de maquininhas disponíveis aqui no site.
Como eu faço para aceitar os cartões da Pluxee nas minhas maquininhas (POS ou TEF)?
Aumente seu faturamento abrindo as portas para milhões de consumidores que utilizam o cartão Pluxee!
O primeiro passo para aceitar os cartões Pluxee é necessário fazer o credenciamento da sua empresa, indicando uma maquininha (POS ou TEF) que será utilizada para aceitar os cartões Pluxee.
Além de saber quais cartões de benefício o estabelecimento pode aceitar, é preciso que, no caixa, você tenha pelo menos uma maquininha com rede de captura habilitada pela Pluxee.
Após o credenciamento, caso você deseje habilitar novas maquininhas, basta seguir as instruções de configuração da maquininha.
Esqueci a senha o cartão Pluxee. Como consigo uma nova senha?
Não se preocupe, é fácil recuperar a senha do seu cartão Pluxee e voltar a usá-lo. Você pode pedir uma nova senha no nosso site ou no app Pluxee Brasil.
Recuperar a senha do cartão pelo app:
- O app Pluxee Brasil é gratuito. Faça o download, disponível para Android e iOS.
- Na tela em que aparece o saldo do cartão que você esqueceu a senha, selecione a opção “Esqueci a senha”.
Se você acabou de receber seu cartão de benefício Pluxee, clique no link para fazer seu cadastro e criar uma conta.
Como adquirir a maquininha da Pluxee?
A Pluxee não trabalha com maquininha própria. Mas, os nossos cartões são aceitos nas principais maquininhas em operação no Brasil.
Os nossos cartões são aceitos nos principais adquirentes do Brasil, confira aqui as maquininhas que aceitam Pluxee.
Para aceitar os benefícios Pluxee no seu estabelecimento, você precisa fazer o credenciamento em nossa rede.
Faça como mais de 850 mil empresas: seja parceiro Pluxee e abra as portas para 7,5 milhões de consumidores em todo o Brasil.
Como faço para aceitar Pluxee no meu Estabelecimento?
Para isso, é necessário realizar o credenciamento na nossa rede e ter uma maquininha compatível com uma das redes habilitadas pela Pluxee. Durante o credenciamento, você saberá, com base no CNAE informado, quais cartões de benefício poderá aceitar e como ativar sua maquininha.
Se preferir, entre em contato pelos nossos canais de atendimento:
- Telefones: 3003 5083 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 728 5083 (demais localidades).
- WhatsApp: (11) 2662 0580O atendimento é realizado em dias úteis, das 8h às 18h
Quais os cartões da Pluxee que eu posso aceitar?
Tudo depende do ramo de atividade de seu estabelecimento. O vale-alimentação, por exemplo, é aceito em locais que vendem alimentos para preparo em casa, como mercados, açougues e hortifrutis.
Já o vale-refeição é um benefício destinado à compra de refeições prontas, como em restaurantes, lanchonetes e padarias que oferecem esse tipo de serviço.
Para saber exatamente quais cartões seu estabelecimento pode aceitar e aproveitar todas as oportunidades de faturar mais com esses e outros benefícios que a Pluxee oferece, confira no link os cartões de benefício que cada loja pode aceitar e tire todas as suas dúvidas.
Quais são as maquininhas que aceitam Pluxee?
A Pluxee é aceita nas principais maquininhas em operação do Brasil. Entre elas: Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Stone, Entrepay (Globalpayments), Safrapay, Vero, Fiserv (Sicredi, Afins, Azulzinha, Bin), Mercado Pago, Adyen (IFood Pago), Interpag (Granito), SumUp e Sipag.
Também é possível verificar essa informação ao solicitar a habilitação das maquininhas, seja pelo Portal ou pelo App de Estabelecimentos da Pluxee.
Onde posso usar o cartão Pluxee?
Para saber quais são os estabelecimentos que aceitam Pluxee, você pode baixar o app Pluxee Brasil. Ele é gratuito e está disponível para os sistemas iOS e Android.
No menu inferior, clique na opção “Onde Usar” e selecione o cartão que deseja consultar. Você poderá ver a rede credenciada em um raio de até 10 km de distância ou, então, fazer a busca pelo nome do estabelecimento.
Qual a diferença entre vale-alimentação e vale-refeição?
Dois benefícios muito desejados por qualquer pessoa que trabalha fora ou em regime de home-office, tanto o vale-refeição como o vale-alimentação são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
O vale-refeição é um benefício concedido por empresas aos seus funcionários para que eles possam se alimentar durante o horário de trabalho, comprando refeições prontas em restaurantes, padarias e lanchonetes.
Já o vale-alimentação é destinado à compra de alimentos em supermercados, mercearias e hortifrútis, substituindo a tradicional cesta física de alimentos.
Como funciona o auxílio alimentação da Pluxee?
O auxílio-alimentação reúne as funcionalidades do vale-alimentação (para uso em mercados e similares) e do vale-refeição (para uso em restaurantes) em um só cartão, sem estar vinculado ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), lei que regulamenta os benefícios tradicionais.
Na Pluxee, o auxílio é pago por meio de um cartão multibenefícios que disponibiliza as carteiras de alimentação e refeição, com a possibilidade de transferência de saldo, desde que a funcionalidade esteja habilitada pelo empregador, de acordo com as necessidades ou preferências do usuário (o que não é permitido no PAT). Dessa forma, o trabalhador pode administrar os seus benefícios da forma que for mais conveniente, com mais flexibilidade no dia a dia.
Ele é indicado para empresas de qualquer porte, sobretudo as menores, que não se encaixam no perfil para aproveitar todos os incentivos fiscais previstos na lei. O auxílio alimentação vem com a funcionalidade de transferência de saldo entre alimentação e refeição, que o empregador pode contratar se desejar, para oferecer mais flexibilidade de uso do saldo pelos seus funcionários.
O empresário tem vantagens ao conceder o auxílio-alimentação aos seus funcionários. Primeiramente, porque a Reforma Trabalhista de 2017 deixou claro que os benefícios de alimentação não devem ser pagos em dinheiro, portanto, formalizar a oferta do benefício garante que a empresa esteja dentro da lei e que não terá problemas trabalhistas.
Além disso, como o valor de alimentação e refeição não configura salário quando oferecido por meio do auxílio alimentação, o empregador também está isento de cobranças de encargos sociais como FGTS e INSS. O benefício pode ser adquirido pelas empresas de forma simplificada, sem burocracia, a partir de 1 funcionário.
Com o auxílio alimentação, a Pluxee oferece uma nova solução para a gestão de benefícios de alimentação, com muito mais flexibilidade, praticidade e segurança aos envolvidos. Contrate os nossos serviços, deixe os seus funcionários mais motivados e atraia novos talentos!
Como transferir saldo entre vale-alimentação e vale-refeição?
Os benefícios alimentares oferecidos pelas empresas são excelentes opções para garantir uma alimentação mais equilibrada, diversificada e saudável aos trabalhadores. Embora não sejam obrigatórios por lei, os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição são regulamentados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), um programa governamental que oferece incentivos fiscais e isenção de encargos sociais para empresas que oferecem os benefícios aos funcionários.
Transferência de saldo: que pode e o que não pode?
Para que os benefícios de refeição e alimentação no âmbito do PAT sejam oferecidos, as empresas precisam seguir algumas regras para poder usufruir dos incentivos e isenções do governo. Em relação ao saldo dos benefícios, a transferência ou migração de valores entre os saldos dos cartões de vale-refeição e vale-alimentação não são operações permitidas. A regra tem o objetivo de garantir a destinação adequada e específica dos valores para cada modalidade e um programa nutricional mais eficiente.
Além disso, precisamos entender que os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação possuem objetivos diferentes e, por isso, devem ser usados de acordo com o que é definido pelo PAT.
Auxílio-alimentação
A transferência de saldo entre carteiras de alimentação e refeição somente pode ser contratada para empresas que optaram pelo modelo auxílio-alimentação, que é desvinculado do PAT. Neste caso, o funcionário pode fazer a transferência se isso for permitido pela política de benefícios da empresa.