Trabalho, nutrição e bem-estar: o que seu prato tem a ver com sua disposição?
27 Setembro 2025
Muita coisa! Entenda qual é a relação entre a sua alimentação e a qualidade de vida
Comer bem é a base de uma vida feliz e saudável. Sabia disso? Nosso bem-estar depende de uma dieta nutricionalmente rica e equilibrada. Assim, vivemos melhor e mais bem dispostos, seja para aproveitar as horas livres ou trabalhar.
No campo profissional, ter bons hábitos nutricionais impacta diretamente as entregas e o funcionamento da companhia como um todo. Mas como isso acontece na prática? É o que contamos neste bate-papo especial, criado pelo nosso time do programa Viver Bem - Nutrição em Foco. Fique conosco para ver:
- O que é bem-estar?
- A relação entre alimentação, nutrição e bem-estar
- Saúde e bem-estar: como turbinar a disposição e a criatividade dos times?
O que é bem-estar?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem-estar significa “um estado positivo que pode ser vivenciado de modo individual e coletivo. Semelhante à saúde, é fundamental para a sobrevivência humana, sendo influenciado por fatores sociais, econômicos e ambientais”.
A alimentação permeia todos esses aspectos e, por isso, é uma das bases para garantir o bem-estar do corpo e da mente. Já tinha parado para pensar nisso? É uma boa reflexão!

A relação entre nutrição e bem-estar
Um estudo publicado no jornal científico Canais de Nutrição e Metabolismo destacou que o que ingerimos pode influenciar diretamente o nosso bem-estar. Consequentemente, esse estado de espírito impacta positivamente diversos aspectos importantes da nossa vida. Olha só quais são:
- Pressão arterial;
- Imunidade;
- Longevidade;
- Sucesso profissional;
- Satisfação com os relacionamentos pessoais;
- Felicidade.
Ou seja, ter uma alimentação diversificada e rica em nutrientes faz toda a diferença no dia a dia. Deixa as pessoas mais bem dispostas, saudáveis, satisfeitas, felizes e com maior realização no trabalho.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA PLUXEE
Saúde e bem-estar: bora turbinar a disposição e a criatividade dos colaboradores?
Uma dieta balanceada pode mudar a forma como desempenhamos as nossas tarefas profissionais. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), quem não se alimenta corretamente pode ser 20% menos produtivo. Isso significa ter menor volume de disposição e vontade, pois o corpo não está recebendo os nutrientes de que precisa.
A empresa, por sua vez, deve estruturar programas de conscientização para mostrar a importância de uma boa alimentação. Quer uma dica? Comece esse planejamento fazendo uma lista de atividades e/ou ações capazes de promover o conhecimento e, principalmente, a mudança em cada membro da equipe. Temos aqui algumas dicas:


Ter um programa bem estruturado, com atividades que duram o ano inteiro, fará toda a diferença na promoção do bem-estar dos times. Consequentemente, você verá uma mudança significativa em diferentes indicadores. Veja só:

Concluindo
O bem-estar está totalmente ligado à nossa alimentação. Consequentemente, se estamos felizes e satisfeitos, o desempenho profissional melhora. E cabe ao RH levantar essa bandeira dentro das empresas, sobretudo com programas de conscientização e estímulo à alimentação saudável.
Bora fazer parte desse time dos que cuidam da saúde de quem está ao nosso lado? Peça um contato no formulário abaixo, podemos te ajudar nessa jornada. Seguimos juntos!
Vem pra Pluxee 💚
Os melhores vale-alimentação e vale-refeição do Brasil estão aqui!
Preencha seus dados e receba o contato de um consultor especializado em benefícios com a melhor oferta para seu orçamento.