A imagem mostra uma mulher de óculos se alimentando em um restaurante

7 motivos para oferecer benefícios alimentares aos colaboradores

1 Outubro 2025

Vem entender como esse tipo de recurso contribui para a saúde nutricional e o bem-estar dos times

Benefícios alimentares, como vale-refeição e vale-alimentação, garantem autonomia e liberdade de escolha ao trabalhador. São ferramentas que favorecem a saúde nutricional, principalmente por possibilitarem uma dieta mais rica e diversificada.

Você já oferece esse tipo de recurso aos seus times ou está pensando em seguir por esse caminho? Preparamos aqui uma lista com as 7 vantagens. Fique conosco para ver. Mais um conteúdo que integra o programa Viver Bem - Nutrição em Foco, da Pluxee Brasil!

  • Benefícios corporativos e saúde nutricional
  • Saúde dos colaboradores: vamos falar sobre vale-refeição e vale-alimentação?
  • 8 vantagens dos benefícios alimentares para colaboradores

Benefícios corporativos e saúde nutricional

Em uma passagem do livro Tudo Nela Brilha e Queima, da escritora brasileira Ryane Leão, há uma frase muito representativa: “aprendi que liberdade é não precisar pedir”. Potentes, essas palavras exprimem o que é autonomia. É poder escolher o que queremos.

Fazendo um paralelo com a alimentação, colocar no carrinho do mercado (ou no prato do restaurante ou de casa) tudo aquilo que se deseja, com liberdade e consciência, é mais do que um ato cotidiano. É um símbolo de autonomia, dignidade e cuidado com o próprio corpo.

Por isso, os benefícios alimentares são tão queridos e valorizados. De acordo com um estudo da consultoria Robert Halfvale-alimentaçãovale-refeição aparecem em destaque na lista dos dez mais desejados pelos profissionais. São muitas as vantagens dessa duplinha. Quer saber mais? Falaremos sobre 7 logo à frente.

Saúde dos colaboradores: vamos falar sobre vale-refeição e vale-alimentação?

Os dois benefícios são regidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976. Seu objetivo é claro: “promover a saúde dos trabalhadores brasileiros, assegurando sua segurança alimentar e nutricional”. Sendo assim, as empresas que optarem por disponibilizá-lo devem seguir as regras especificadas pela iniciativa.

Atualmente, o PAT atende mais de 21,5 milhões de pessoas, das quais 86% recebem cerca de 5 salários mínimos. Na outra ponta, são mais de 300 mil empresas beneficiárias inscritas no programa em todo o país.

Leia mais: conheça todas as regras do PAT e as vantagens de aderir

Antes de seguirmos, é sempre importante destacar também o que cada tipo de benefício alimentar garante aos trabalhadores. Veja só:

A imagem mostra os benefícios entre vale-refeição e vale-alimentação

 

PEÇA UMA PROPOSTA

7 vantagens dos benefícios alimentares para colaboradores

Precisamos falar sobre saúde nutricional - o assunto é delicado e urgente. Para se ter uma ideia, a pandemia contribuiu para dificultar o acesso a uma alimentação nutricionalmente adequada. De acordo com um relatório do Unicef17% dos brasileiros deixaram de comer em alguns momentos da crise sanitária por falta de dinheiro. 

Em contrapartida, quando empregadores disponibilizam esse tipo de recurso, contribuem para facilitar o acesso. E isso é muito importante em diferentes esferas. Confira todas as vantagens.

1 - Acesso à alimentação de qualidade

As pessoas têm mais liberdade e autonomia para escolher o que realmente desejam incluir em suas dietas. Assim, elas tendem a ficar mais diversas e nutricionalmente adequadas. Além disso, esse poder de compra impacta a autoestima e, consequentemente, a saúde mental dos trabalhadores.
 

2 - Redução do consumo de ultraprocessados

Quando têm um valor destinado para as compras, as pessoas conseguem investir em frutas, legumes, verduras e proteínas, entre outros tipos de alimentos. 

A imagem fala sobre os alimentos ultra processados e o alto custo dele para a saúde da população

 

3 - Saúde financeira em dia

Sabemos que os problemas financeiros impactam diretamente a saúde mental e também a performance no trabalho. Os benefícios alimentares contribuem para amenizar essa questão, uma vez que ampliam o orçamento familiar. Ao fazer as compras no mercado ou as refeições com eles, fica mais fácil equilibrar as contas.

A imagem mostra um infográfico com a porcentagem de pessoas que lidam com problemas financeiros no Brasil

Fonte: Gov.br

Leia mais: baixe o nosso e-book gratuito sobre educação financeira e oriente a sua equipe

4 - Prevenção de doenças crônicas

Hábitos alimentares saudáveis protegem o organismo, contribuindo diretamente para evitar o desenvolvimento de doenças. Favorecem o fortalecimento do sistema imunológico, regulam o metabolismo e controlam fatores de risco, como colesterol, glicemia e pressão arterial. Por isso, é tão importante orientar os colaboradores a fazerem boas escolhas alimentares - e você pode usar o argumento dos benefícios.

5 - Mais energia e concentração no dia a dia

Uma alimentação nutricionalmente adequada é fundamental para trabalharmos melhor. Assim, conseguimos nos concentrar nas atividades diárias - e temos mais energia física também.

CONHEÇA NOSSOS VALE-ALIMENTAÇÃO E VALE-REFEIÇÃO

6 - Redução nos índices de acidentes de trabalho e de absenteísmo

Hábitos alimentares nutricionalmente adequados contribuem para a segurança e aumentam a presença dos trabalhadores. Assim, ficamos com mais energia, concentração e resistência física. Consequentemente, os índices de acidentes e falhas caem.

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) destaca que uma dieta balanceada e diversa melhora a disposição e a capacidade cognitiva dos indivíduos.

7 - Melhora da saúde mental como um todo

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) destaca que a alimentação está diretamente ligada à saúde mental dos trabalhadores.

Investir em benefícios alimentares é, portanto, também investir na prevenção de transtornos emocionais e na qualidade de vida no trabalho.

A imagem mostra um infográfico com a porcentagem de principais causas de afastamento do trabalho relacionados à saúde mental

Fonte: INSS

Concluindo

Então, como o vale-refeição melhora a saúde no trabalho? E o vale-alimentação? Já vimos que há um grande ganho em vários aspectos! Investir nesse caminho é ampliar o cuidado, abrangendo a saúde de modo integral.

Vamos juntos nessa? Peça um contato. Nossos consultores especializados estão prontos para te ajudar. Você vai contribuir para a saúde nutricional do seu time e ainda atuar em conformidade com as regras do PAT. É segurança jurídica garantida!

Vem pra Pluxee

O vale-alimentação que seu time pediu está aqui!

Preencha os dados e receba o contato de um consultor com a melhor oferta em benefícios para o seu orçamento.