Imagem traz o título do episódio 7

PluxeeCast: desafios e oportunidades da IA no RH, com líderes da IBM e Pluxee

30 Junho 2025

Episódio #7 traz as perspectivas de Fabiana Galetol e Rodrigo Souto sobre o uso desse tipo de ferramenta no setor

A Inteligência Artificial já é uma aliada do RH em empresas ao redor do mundo. Mas uma coisa é certa: esse tipo de tecnologia só gera resultados reais quando usada com propósito, consciência e estratégia.

Mas como? Você encontra diversas respostas no sétimo episódio do PluxeeCast, que traz dois convidados muito especiais: Rodrigo Souto, diretor de Recursos Humanos da IBM Brasil, e Fabiana Galetol, nossa diretora executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa. O papo foi comandado por Amanda Serra, do time de Comunicação da Pluxee. 

Eles, que trabalharam juntos durante muitos anos, falam sobre o uso de ferramentas de IA por profissionais da área. Rodrigo traça um panorama de como a IBM adotou esse tipo de recurso, sobretudo para fazer análises preditivas. “Temos uma plataforma que permite identificar, por exemplo, pessoas que podem sair da companhia por algum motivo específico, como um possível interesse do mercado. Essa ferramenta nos fez economizar milhões de dólares”, ressalta.

Embora reconheçam o potencial e a importância da tecnologia, ambos destacam que o poder de decisão será sempre das pessoas. Segundo eles, a IA facilita demais, fornece dados e organiza informações. Mas a escolha será sempre de quem atua na liderança.

Imagem mostra frase "A IA sugere, mas a decisão final será sempre do gestor."

Fabiana também acredita que ferramentas de IA são muito importantes para otimizar o dia a dia do RH. Porém, as questões mais complexas ficam sempre nas mãos das pessoas. “Utilizamos a nossa experiência naquilo que fazemos de melhor: as conexões humanas”, diz.

Futuro do trabalho com IA

A IA vai substituir as pessoas? Não vai ter mais emprego? No bate-papo, Rodrigo destacou que a grande resposta está na capacitação. Segundo ele, “a IA não vai substituir ninguém. Mas você pode ser substituído por uma pessoa que saiba usar”, destaca. Por isso, é urgente capacitar.

Frase "Precisamos reaprender cada vez mais rápido"

E Fabiana completa: “aprender a todo momento exige coragem e vulnerabilidade”. Segundo ela, um RH diverso, com pessoas de diferentes idades, contribui para que isso aconteça na prática.

Frase de Fabiana Galetol

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe, na íntegra, o sétimo episódio do PluxeeCast. Até o próximo bate-papo!