A imagem mostra um homem usando avental na frente de um estabelecimento

PME’s: 7 dicas para economizar na compra de alimentos saudáveis

3 Outubro 2025

Entenda como deixar o seu cardápio mais rico nutricionalmente sem onerar a operação

Como economizar na compra de produtos saudáveis? Vem com a gente! Oferecer esse um menu rico e diversificado é um diferencial competitivo. As pessoas estão mais interessadas em cuidar da saúde. Sai na frente quem tiver um cardápio rico em vitaminas e nutrientes.

E aí, quer saber como apostar nessa ideia sem gastar mais do que o previsto? Confira as dicas do programa Viver Bem - Nutrição em Foco. Você verá:

  • Economia em alimentos naturais: por que é interessante seguir por esse caminho
  • 7 formas de economizar na compra de produtos saudáveis

Economia em alimentos naturais: por que é interessante seguir por esse caminho

A população brasileira está mais preocupada com o que come. O estudo Alimentação, realizado pela Opinion Box, mostrou que 78% dos entrevistados gostam de comer frutas, legumes e verduras com frequência.

E mais: 67% disseram que evitam ingerir alguns alimentos em específico, como açúcar e ultraprocessados, para cuidar da saúde.

A imagem mostra as porcentagens de brasileiros que leem as informações nutricionais e que prestam atenção na validade dos produtos

 

No que diz respeito aos restaurantes, o nosso estudo Preço Médio da Refeição 2024 mostrou que o cuidado que as pessoas têm hoje com a alimentação deve ser levado em conta para atrair e fidelizar a clientela. Durante a semana, os consumidores preferem comer de um jeito mais balanceado. Entenda:

A imagem mostra um infográfico com a porcentagem de quantas pessoas estão preocupadas com alimentação saudável

 

Por isso, é fundamental ter opções saudáveis no cardápio - e mostrar para as pessoas que elas existem.

7 formas de economizar na compra de produtos saudáveis

A seguir, apresentaremos um guia que vai te apoiar nessa nova fase do seu negócio. São sugestões para garantir a compra de produtos saudáveis sem onerar a operação.

1 - Compre em atacados e com cooperativas locais

Escolher atacadistas e produtores locais, sobretudo pertencentes a cooperativas, é uma forma eficiente de baixar o custo unitário dos produtos que você vai adquirir. Ao apoiar pequenos negócios, você ainda apoia a economia local e contribui para uma cadeia mais sustentável.

2 - Dê preferência a alimentos da estação

Sabemos que os produtos de época estão sempre mais em conta. Faça um mapeamento de quais são esses itens e insira no cardápio. Você vai economizar bastante e ainda oferecerá um menu diversificado para a sua clientela. Alguns exemplos:

A imagem mostra alimentos saudáveis para colocar no cardápio

Fonte: Sebrae.

3 - Planeje as compras com base na demanda real

O maior segredo é combater o desperdício sempre. Então, antes de fazer a compra, analise o histórico de vendas e adquira apenas aqueles itens que costumam fazer sucesso com os clientes. Além disso, faça uma boa gestão do estoque para evitar as perdas.

4 - Faça parcerias com hortas urbanas

Esse tipo de iniciativa costuma oferecer preços acessíveis e uma qualidade superior. Entenda se existe algo do gênero perto de você, entre em contato com as iniciativas e verifique as condições.

5 - Invista em opções in natura

Reduza a quantidade de itens processados que você compra. Grãos in natura, por exemplo, costumam ter o melhor custo-benefício, além de serem opções infinitamente mais saudáveis.

6 - Participe de grupos e cooperativas

Tem sido cada vez mais comum pequenos estabelecimentos se juntarem para fazer compras coletivas, sobretudo em cooperativas. Faça esse movimento com negócios de conhecidos ou até mesmo vizinhos. Você garante mais economia e pode até mesmo poupar com a logística, já que dá para “dividir” o custo do transporte da mercadoria.

7 - Fale com o seu o público

A última dica está relacionada à clientela. Divulgue os seus esforços para ter um cardápio mais saudável. Sinalize, no menu, quais são as opções disponíveis nesse sentido. Além disso, comunique nas redes sociaistente encantar os clientes na hora da venda. Mostre quais são os ingredientes usados, os benefícios para o organismo e destaque os preços. Instrua o time a divulgar sempre.

Leia mais: entenda como aumentar o seu faturamento!

Concluindo

Oferecer opções nutricionalmente adequadas no cardápio é uma forma de chamar a atenção do público. O cuidado com a saúde é uma crescente - e, portanto, sai na frente quem mostrar que está de olho em tudo isso. Você pode se destacar muito!

A boa notícia é que é possível, sim, ter um cardápio mais saudável sem onerar o custo da operação. Siga essas dicas e garanta mais valor ao seu negócio!