
Entrevista: o papel da empresa na alimentação da equipe
18 Junho 2025
Especialista fala sobre como a companhia pode contribuir para garantir acesso a uma dieta rica e nutricionalmente adequada
Nutrição no trabalho: está aí um assunto que precisa ser falado. Isso porque a empresa tem um papel muito importante no sentido de garantir acesso a alimentos saudáveis e promover a conscientização em relação a bons hábitos.
O RH, por sua vez, deve ser o portador dessa mensagem. Mas como? Como uma das iniciativas do programa Viver Bem - Nutrição em Foco, conversamos com Maria Helena Weber, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Feevale, sobre o assunto! Ela dá dicas valiosas para quem atua na área. Vamos de bate-papo, então? Você verá:
- Alimentação e empresa: por que a nutrição é tão importante?
- Como pode impactar o clima organizacional?
- Saúde alimentar no trabalho: de quais formas trabalhar?
- Dicas valiosas para promover a alimentação saudável
Blog Pluxee: Por que a nutrição é uma questão tão importante no ambiente corporativo?
Helena Weber: A nutrição é fundamental no ambiente corporativo principalmente por envolver a saúde e o bem-estar dos colaboradores, refletindo diretamente no desempenho da empresa.

BP: A alimentação saudável pode realmente impactar o clima organizacional e o engajamento dos funcionários?
Helena: Sim, pois sabe-se que empresas que promovem a saúde e o bem-estar dos colaboradores estabelecem uma cultura organizacional de valorização, promovendo um ambiente de trabalho mais positivo e saudável.
BP: Há uma relação direta entre nutrição e saúde mental no ambiente de trabalho?
Helena: Pesquisas mostram que a nutrição pode impactar significativamente a saúde mental, pois a alimentação desempenha um papel fundamental tanto no funcionamento do cérebro quanto no equilíbrio emocional, podendo influenciar aspectos como produtividade, criatividade, foco, e no bem-estar geral dos colaboradores.
BP: Qual o papel da empresa em promover uma alimentação saudável para os colaboradores?
Helena: A empresa tem um papel muito importante nessa questão, pois, ao adotar uma cultura organizacional que valoriza a saúde integral dos colaboradores, o que inclui a alimentação saudável, mostra a responsabilidade que a empresa tem não apenas pensando nos resultados diretos para a empresa, mas contribuindo para o enfrentamento de diversas doenças relacionadas aos maus hábitos alimentares.
SAIBA COMO PODEMOS TE AJUDAR NESSA!
BP: De que forma a cultura da empresa influencia os hábitos alimentares dos funcionários?
Helena: Empresas que priorizam a saúde e o bem-estar dos colaboradores estabelecem práticas organizacionais estratégicas e importantes, como horários flexíveis ou pausas adequadas para refeições (hábito que possibilita escolhas alimentares mais saudáveis), programas de saúde e nutrição, entre outros.
BP: Como a empresa pode ser mais ativa em educar seus colaboradores sobre a importância de uma boa alimentação?
Helena: A empresa pode adotar diversas medidas, dentre elas organizar eventos educativos, oferecer programas de educação nutricional (boletins informativos, vídeos, dicas de planejamento alimentar), disponibilizar consultoria nutricional, entre outras, além de incorporar a nutrição nas metas de saúde e bem-estar da organização.
BP: Quais são as melhores práticas para que uma empresa implemente um programa de nutrição eficaz?
Helena: Para implementar um programa de nutrição corporativo que seja eficaz, primeiramente é necessário conhecer as necessidades e preferências dos funcionários, considerando também fatores como restrições alimentares, hábitos culturais, preferências individuais e condições de saúde, entre outros. Com essas informações, a empresa pode criar um programa que atenda às expectativas da equipe. Ações personalizadas que estejam alinhadas tanto às necessidades da empresa quanto aos desejos colaboradores são mais eficazes e sustentáveis.
BP: O que a empresa pode fazer para incentivar os colaboradores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis sem parecer intrusiva?
Helena: A empresa pode criar estratégias motivadoras e acessíveis, como campanhas educativas, que incentivem escolhas alimentares saudáveis e mudanças no estilo de vida, fomentando uma cultura organizacional de saúde e bem-estar, sem invadir o espaço pessoal dos funcionários.
BP: Programas de alimentação saudável devem ser obrigatórios ou optativos? Qual a sua visão sobre isso?
Helena: Embora o incentivo a hábitos alimentares saudáveis seja altamente benéfico tanto para os colaboradores quanto para a organização, a participação em programas educativos deve ser optativa, pois, quando a empresa cria uma cultura de saúde e bem-estar que encoraja práticas alimentares saudáveis, ela favorece um ambiente positivo. O resultado é a promoção, de maneira natural, da participação dos colaboradores.
BP: Como as empresas podem envolver os colaboradores na criação de programas de alimentação saudável?
Helena: Envolver os colaboradores é uma estratégia bastante interessante, visto que aumenta o engajamento e a adesão. Quando as pessoas são parte ativa do processo, se sentem mais motivadas a adotar e a apoiar as iniciativas. Outra vantagem é que, uma vez que a empresa valoriza as opiniões e necessidades da equipe, cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável.
BP: Quais os benefícios diretos de uma alimentação equilibrada no desempenho de um colaborador?
Helena: Uma alimentação equilibrada traz uma série de benefícios diretos que podem impactar positivamente o desempenho de um colaborador no ambiente de trabalho, não apenas melhorando a saúde física, mas também produtividade, disposição, motivação, foco, concentração e capacidade de tomar decisões.

BP: A boa nutrição pode diminuir o absenteísmo e as taxas de turnover? Se sim, como?
Helena: Sim, a alimentação saudável melhora a saúde física e mental dos colaboradores, impactando diretamente a redução do absenteísmo e das taxas de turnover; Além disso, aumenta a produtividade e o engajamento, promovendo um ambiente de trabalho mais positivo. Investir em programas de nutrição é, portanto, uma estratégia eficaz para melhorar a retenção de talentos, reduzir faltas e fortalecer a cultura organizacional, com resultados benéficos para a saúde dos colaboradores e para o desempenho geral da empresa.
BP: Como a nutrição pode ajudar a prevenir doenças relacionadas ao estresse no ambiente de trabalho?
Helena: A nutrição desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças relacionadas ao estresse no ambiente de trabalho, pois uma alimentação adequada e saudável rica em alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios e em nutrientes essenciais, pode prevenir doenças associadas ao estresse, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
BP: Você acredita que a nutrição pode ser um diferencial para o employer branding das empresas?
Helena: A nutrição pode ser um diferencial para o employer branding de uma empresa, pois reflete o compromisso da organização com o bem-estar dos seus colaboradores. Essa prática ajuda a atrair e reter talentos, melhora o engajamento, reduz o absenteísmo e a rotatividade, sendo um importante fator para fortalecer a imagem da companhia como um lugar saudável e inovador para trabalhar.
Vem pra Pluxee!
Aqui temos as soluções que vão garantir o acesso do seu time a uma alimentação melhor
Preencha os dados e receba o contato de um consultor com a melhor oferta em benefícios dentro do seu orçamento.