Como funciona o tipo de pagamento por aproximação NFC?
O grande responsável por viabilizar esse tipo de pagamento é a tecnologia NFC — Near Field Communication ou comunicação por campo de proximidade. Ela é disponibilizada por bancos, fintechs e operadoras que já produzem o cartão com o dispositivo, incluindo a Pluxee, que está em todos os meios de pagamento.
Aliás, essa tecnologia já foi aprimorada e aplicada aos dispositivos móveis e aos wearables (dispositivos vestíveis). Em outras palavras, você pode aceitar pagamentos por aproximação ou NFC no celular do cliente ou de um smartwatch. Nem o cartão é necessário mais.
Para garantir uma maior segurança ao usuário e impedir que transações indesejadas sejam feitas de forma maliciosa, os bancos estão adotando limites para transferência de valor. Assim, o usuário fica mais protegido caso seu smartphone seja roubado ou seja perdido.
Já no caso dos dispositivos móveis, para efetuar a transação, o cliente precisa desbloquear o celular e acessar o aplicativo. Então, sem a senha ou a biometria, fica impossível concluir a transação, o que também ajuda a evitar golpes.